Blog
#design #criacao #arte #producaografica
Termos mais conhecidos em Produção Gráfica
Existem muitos termos quando o universo é Produção Gráfica. Vamos falar de alguns que são mais utilizados no dia-a-dia. Quando pensamos em elaborar um material gráfico, pensamos no formato, nas dobras, nas cores, nos tipos de papéis e nos acabamentos gerais.
Em formato, usamos os termos A4, A3 e outros para definir o tamanho da página. Mas é sempre importante pensar em aproveitamento de papel, para que não tenha perdas e o projeto tenha um custo adequado. O formato do papel mais utilizamos nas gráficas é o 66×96cm, tamanho da folha que cabe na máquina de impressão. E os formatos mais comuns são: A2 42×59,4cm; A3 29,7x42cm; A4 21×29,7cm; A5 14,8x21cm e A6 74×10,5cm.
Quando falamos em formato, logo pensamos em dobras. A dobra define a forma final do material impresso, proporciona várias possibilidades. Para folders usamos o termo 2 dobras ou 3 dobras e até mais dobras. Em livros e revistas, dobras dos cadernos de 32, 16 ou 8 páginas.
Em cores, usamos o termo CMYK, que é o sistema universal de cores de impressão, que significa cian, magenta, amarelo e preto. A partir da mistura destes pigmentos é possível reproduzir as cores desejadas.
O pantone também é um termo bastante utilizado e é um sistema codificado de organização das cores ou simplesmente uma escala de cor universal que serve como referência para os designers escolherem cores dos seus impressos.
Quando falamos em papéis, pensamos nos tipos e nas gramaturas. Existe uma quantidade bem variada de papéis no mercado: papel offset (para livros e materiais didáticos), papel couchê fosco e brilhante (para folders, livros e revistas), papel kraft (para embalagens), papel cartão (para embalagens e capas de livros), papel pólen ou offwhite (para livros) e os papéis especiais coloridos, com ou sem texturas (para capas de livros e caixas).
A gramatura é a espessura do papel. Para impressão gráfica, impresso em máquinas planas, a gramatura é 65g até 350g.
E por fim, existe uma infinidade de tipos do acabamentos gráficos. Mas saber escolher bem os tipos de acabamentos é importantíssimo para dar nobreza ao material impresso. Um simples folheto pode ficar muito mais bonito e chamar mais atenção pela escolha do tipo de acabamento.
Os tipos mais utilizados são: verniz, dobras e cortes especiais, laminações, hot stamping, relevo e refile.
Comentários