Blog

#design #criacao #arte #producaografica

Termos mais conhecidos em Produção Gráfica

Existem muitos termos quando o universo é Produção Gráfica. Vamos falar de alguns que são mais utilizados no dia-a-dia. Quando pensamos em elaborar um material gráfico, pensamos no formato, nas dobras, nas cores, nos tipos de papéis e nos acabamentos gerais.

Em formato, usamos os termos A4, A3 e outros para definir o tamanho da página. Mas é sempre importante pensar em aproveitamento de papel, para que não tenha perdas e o projeto tenha um custo adequado. O formato do papel mais utilizamos nas gráficas é o 66×96cm, tamanho da folha que cabe na máquina de impressão. E os formatos mais comuns são: A2 42×59,4cm; A3 29,7x42cm; A4 21×29,7cm; A5 14,8x21cm e A6 74×10,5cm.

Quando falamos em formato, logo pensamos em dobras. A dobra define a forma final do material impresso, proporciona várias possibilidades. Para folders usamos o termo 2 dobras ou 3 dobras e até mais dobras. Em livros e revistas, dobras dos cadernos de 32, 16 ou 8 páginas.

Em cores, usamos o termo CMYK, que é o sistema universal de cores de impressão, que significa cian, magenta, amarelo e preto. A partir da mistura destes pigmentos é possível reproduzir as cores desejadas.

Sistema RGB, CMYK e Pantone

O pantone também é um termo bastante utilizado e é um sistema codificado de organização das cores ou simplesmente uma escala de cor universal que serve como referência para os designers escolherem cores dos seus impressos.

Papéis offset, couchê e polén

Quando falamos em papéis, pensamos nos tipos e nas gramaturas. Existe uma quantidade bem variada de papéis no mercado: papel offset (para livros e materiais didáticos), papel couchê fosco e brilhante (para folders, livros e revistas), papel kraft (para embalagens), papel cartão (para embalagens e capas de livros), papel pólen ou offwhite (para livros) e os papéis especiais coloridos, com ou sem texturas (para capas de livros e caixas).

A gramatura é a espessura do papel. Para impressão gráfica, impresso em máquinas planas, a gramatura é 65g até 350g.

Livro com hot stamping e relevo

E por fim, existe uma infinidade de tipos do acabamentos gráficos. Mas saber escolher bem os tipos de acabamentos é importantíssimo para dar nobreza ao material impresso. Um simples folheto pode ficar muito mais bonito e chamar mais atenção pela escolha do tipo de acabamento.

Os tipos mais utilizados são: verniz, dobras e cortes especiais, laminações, hot stamping, relevo e refile.

    There are no posts to show